Estou no 3° ano, e agora?


Todo mundo já passou ou um dia passará por isso. Eu sou do grupo dos que “estão passando por isso”, e por isso achei que deveria falar sobre o assunto. Eu, assim como a grande maioria, estou sentindo na pele a pressão e a ansiedade. A pressão, que vem de todos os cantos; Seus pais, professores, familiares, amigos e até de você mesmo. Afinal, sempre procuramos fazer o melhor e recompensar nossos pais por anos e anos de dedicação. Bem, todo mundo que já leu meu perfil sabe que pretendo cursar Direito, mas nem sempre essa decisão vem de forma espontânea. É aí que entra a influencia dos pais sobre o curso a ser escolhido. Às vezes, a pessoa já esta confusa em relação ao curso, tem um ou dois em mente, mas não se decide por um só, os pais, na maioria das vezes no intuito de ajudar, interferem na escolha complicando ainda mais a situação. Tem aqueles, também, que mesmo não sofrendo pressão ou interferência dos pais não conseguem decidir o que cursar. Eu já fiz um post com a dica de um teste vocacional que eu achei no Guia do Estudante, muito legal e que me ajudou de certa forma. Você pode ler o post aqui. Tendo todo o cuidado pra não se atrapalhar, se você pretende fazer determinado curso não mude radicalmente de opinião somente pelo resultado do curso. Faça o que quiser, o que tem vontade e aquilo que realmente gosta.
Depois de escolher o curso, o que você deve fazer é uma lista com seus objetivos. Bem, eu gosto de fazer listas de tudo: livros que quero ler, filmes para assistir, lugares para conhecer, mimos e fofuras que quero comprar e por aí vai. Isso facilita quando pretendo ter em escrito as coisas que pretendo fazer ou comprar. Então, fazer uma lista com seus objetivos vai fazer você se ligar e poder ter no papel motivos para continuar sem desanimar. Lembre-se sempre que objetivos e sonhos são diferentes. Objetivo é uma coisa mais direta, capaz de ser realizado mais rapidamente. Sonho é algo mais distante, construído aos poucos, que vamos realizando com tempo.
O próximo passo é fazer uma agenda com horários certos para estudar. De duas á quatro horas por dia estudando é o suficiente para revisar o conteúdo dado e estudar para provas e testes. Nunca esquecer das horas de descanso, lanches, aquela horinha no computador ou na televisão. Porque, ninguém é tão estudioso ao ponto de viver estudando 24 horas por dia, certo? Afinal, se a rotina for muito pesada, você se cansará mais rápido e a rotina de estudos irá por água a baixo.
Depois de tudo isso vem as regras básicas para um bom desenvolvimento no colégio: dormir pelo menos oito horas por dia; prestar atenção nas aulas; assistir a todos os telejornais e sempre estar por dentro de todas as noticias atuais; questionar e ser curioso sempre.
IMPORTANTE: A internet é uma arma poderosa para o bom estudo. Portanto, vou disponibilizar uma listinha de sites para te ajudar:
Guia do Estudante

Site G1

Terra Noticias

Opnião e Noticia

Estou me esforçando o máximo para seguir essas regras. E vocês, o que fazem para diminuir a pressão e a ansiedade no ultimo ano? Enfim, é isso.

C.Araújo

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...