Entrevistando!


Começando com uma coluna nova, a Entrevistando, que consiste em entrevistas com blogueiros e autores que fazem parte do nosso dia-a-dia! A primeira pessoa que eu entrevistei, foi a Tathys, do Eu Sou Assim. Poaense de 27 anos que deseja várias coisas e tudo ao mesmo tempo. Bookaholic e seriadora assumida, adora Coca Cola, HP, Twilight, filmes românticos e muita comédia. Se rende a Sidney Sheldon e Nicholas Sparks (Gente, ela também ama o Nicholas >.< e tem como não amar?) e não consegue terminar uma frase sem sorrir! Vamos a entrevista, então?

– Como começou o Eu Sou Assim? De onde surgiu a idéia de publicar resenhas sobre os livros que você lia e quando começou a dar certo? 

Tathys: Eu tenho um blog com o nome de Eu sou assim desde 2003, se não me engano. Mas sempre foi um diário pessoal. “Abandonei” ele várias vezes, por falta de tempo ou criatividade. Quando eu comecei a ler mais livros atuais e não tanto os de biblioteca, ficava com vontade de ter com quem conversar sobre eles. Nesta época eu descobri os blogs literários e isso saciava o meu desejo. Nesta época, eu também assistia o dobro de séries que assisto hoje e bateu a vontade de falar sobre elas (sim, livros não era o foco principal) e assim eu resgatei o Eu sou assim. Logo eu estava não falando de séries, mas de filmes e quando menos percebi, a ênfase era para os livros. Hoje eu consigo postar um pouquinho de tudo no blog, mas até por causa dos queridos parceiros, o foco é para os livros. Sobre quando começou a dar certo, é difícil dizer, porque não sei o que é dar certo... se for conseguir o primeiro parceiro, acho que uns 3 meses depois da primeira postagem com foco nos livros e de uma forma mais profissional e menos pessoal. Quando escrevemos de maneira adequada e criamos um vínculo de diversão e responsabilidade, as coisas acontecem quando menos esperamos.


– Qual foi a pior dificuldade e o que mais te motivou ao longo da “vida” do blog?

Tathys: Pessoalmente, minha maior dificuldade foi a... como dizer? Acho que a palavra seria “panelinha” de blogueiros mais antigos. Hoje ainda existe preconceito com blogueiros novos, mas quando comecei era beeeemmmm pior. Eu estava começando algo que eu não conhecia e todos a quem eu recorria, negavam informações. É uma coisa triste, mas eu superei... tive que me virar sozinha, mas acho que deu sorte. Hoje eu tenho a sorte de encontrar pessoas queridíssimas pelo caminho, mas há pouco mais de um ano atrás, foi bem difícil. E acho que foi exatamente isso que me motivou. Mesmo de forma inconsciente, eu queria provar que o Eu sou assim, apesar de novo, era um blog de valor e não apenas “mais um”


– Como você costuma organizar seu tempo de leitura? E a preferência de livros?

Tathys: Eu tenho bastante tempo pra ler, mas não leio. Sou indisciplinada, confesso! Até porque, o tempo livre, eu divido entre livros, séries e computador e os livros acabam ficando com a menor parte, confesso. Então geralmente eu leio a noite, mas leio muito menos do que eu gostaria e bem mais devagar do que eu lia há alguns anos atrás, quando o computador não existia na minha vida, hahaha. Eu tento obedecer a fila de leitura, de acordo com o recebimento, SEMPRE priorizando os livros de parceria, mas é inevitável pular alguns livros. Ou porque estou no clima daquele gênero literário no momento ou porque o prazo de leitura para aquele determinado livro é menor. Os livros comprados, acabam não tendo vez na minha vida, a não ser em casos raros, como Em Chamas, por exemplo, que passei na frente de todos <3

– Blogueiros que fazem um blog apenas para receber livros dos autores e editoras. O que você acha sobre isso? 

Tathys: Sempre achei vergonhoso, mas uma vez a Tammy Luciano (autora de Sou toda errada) disse algo que me fez refletir: ela falou que apesar do foco errado do blog, todos eles querem a mesma coisa, ler livros e isso já bastava. Depois disso, passei a concordar com ela. É a maneira errada de se fazer, mas o resultado final até que é valido. E acho que com o tempo, esses blogs foram desaparecendo... eu confesso que não conheço nenhum que exista com essa finalidade.


– Bem, você e o Eu Sou Assim são grandes influenciadores na minha leitura e no meu dia-a-dia. E isso não acontece só comigo. Muitas pessoas levam em conta a sua opinião, a resenha e até mesmo o seu gosto por livros. Você acha que isso é bom ou ruim? O que você pensa sobre o fato do seu blog ser de grande importância para muitas pessoas?

Tathys: Obrigada querida! É estranho quando me dizem isso. Primeiro porque é uma responsabilidade e tanto, depois porque... não tenho consciência disso no meu dia a dia, mas fico realmente muito feliz. Se é bom ou ruim, vai depender do quão a sério as pessoas levam minha opinião. Eu sei que blogueiros são formadores de opinião, mas eu gostaria que o meu “trabalho” no Eu sou assim fosse visto como uma forma de apresentar um mundo novo e não de definir se é bom ou ruim, até porque as pessoas são diferentes. Eu tenho uma personalidade que me influencia a gostar de Romances e a não gostar de Ficção Científica, por exemplo. Isso não quer dizer que Ficção Científica seja ruim pra todos. Isso não é uma máxima nem para mim, muito menos para pessoas diferentes de mim... cada experiência é válida, por isso, espero que ninguém leve a minha opinião ao pé da letra e que mais pessoas me entendam e entendam o Eu sou assim desta forma. Como uma pessoa e um veículo de comunicação que apresentam as novidades e uma opinião pessoal.Com base nisso, você pode até decidir se aquele livro ou séries faz o seu estilo ou não, mas não determinar sem antes ler/ver se gosta ou não.


- Quais dicas você daria para os iniciantes em blogs literários?

Tathys: Ai meu Deus, quem sou eu pra dar dicas, rs Mas acho que é importante que todos saibam que ser blogueiro dá muito trabalho. Muito mesmo. A galera geralmente vê a parte boa da coisa, que são as caixinhas de correio recheadas e acha que é só isso. Não é! Se você não tem paciência e responsabilidade, não embarque nessa ou na melhor das hipóteses, comece sendo colunista de um blog que já tenha uma estrutura montada, pra ver como funciona. Quem está disposto a perder horas do dia buscando informações, escrevendo, tentando ser original e criativo e fazendo um network legal, beleza. Acredito que esteja no caminho certo ;)

O que mais gosta de fazer nas horas vagas – além de ler? Ver séries! Sou tão viciada em séries quanto em livros. Sem contar o tempo que eu passo no twitter e afins, rs

Filme preferido? Só um? L Posso escolher quatro? rs Um amor para recordar, Nunca fui beijada, O amor não tira feries e PS Eu te amo

Ator e Atriz que mais curte? Poootz, que difícil. Adam Sandler e Drew Berrymore. Mas também sou apaixonada pelo Will Smith e pela Mandy Moore

Uma banda ou cantor: Não tenho... sempre fui muito de curtir uma ou outra música em especial, mas raramente curto todas as músicas do mesmo cantor. Ultimamente tenho ouvido muito Blake Shelton, por exemplo. Mas é minha fase de The Voice. Já já começo ouvir outra coisa...

O livro que você mais gostou e que recomendaria? Acho que já estão todos cansados de me ouvir dizer, mas... preferido é preferido. Se houver amanhã do Sidney Sheldon. Li esse livro há MUITO tempo atrás e é o meu preferidão. Se for pra escolher um mais atual, Jogos Vorazes ;)

Cor favorita? Roxo <3 (A cor da fonte é roxa em sua homenagem >.<)

Série de TV que mais curtiu? Friends e Prison Break (que já acabaram mas ainda curto muito). Das atuais, amo The Big Bang Theory, Being Erica (que super indico pra quem quer uma série que fale sobre o mundo editorial, entre outras coisas) e Grey’s Anatomy. Mas que fiquem todos cientes que estou limitando a essas 3, mas assisto mais de 30. Só dar uma olhadinha no meu Orangotag pra conferir todas ;)

Obrigada pela entrevista Tathy, muito sucesso com o blog! 

Beijos,



C. Araújo

2 comentários:

Juh Sutti disse...

Adorei a entrevista! A Taty é uma pessoa incrível, super meiga e atenciosa.
Adoro o blog 'Eu sou Assim', sem duvidas é um dos meus favoritos e sempre que posso comento lá ;)
beijos
Livros e blablablá

Tathy disse...

Amei o seu convite e participar foi incrível :) Muito obrigada pelo carinho :)

@tathys

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...