Conversando Sobre (Emprestar) Livros







Já fui tachada de chata, egoísta, insuportável, e milhares de outros adjetivos (nada carinhosos) por conta do meu cuidado - um tanto que excessivo - com meus livros. Quase nunca empresto, e se empresto fico sempre rondando e perguntando pra saber o estado do livro e quando verei meu "bebê" novamente. Por MUITA insistência de uma amiga, acabei emprestando meu livro a ela. Que sem que eu soubesse, emprestou para a irmã, para a prima, vizinha, mãe, tia, amiga, e até o cachorro dela deu uma olhadinha no meu livro. Isso mesmo, o CACHORRO DELA. E pra quem duvida, olha o estado do livro:





 Pois é, o livro eu já tinha lido, e inclusive fiz até resenha aqui no blog e apesar de não ser um livro que eu tinha em mente reler nem tão cedo, foi o primeiro da autora que eu li e que gostei bastante. Mas o importante não é isso, é que se empresto um livro, um caderno, uma caneta, uma borracha, uma lixa de unha, seja o que for, quero que a pessoa tenha pelo menos o mínimo de consideração e cuide com o mesmo zelo que ela cuidaria se o objeto fosse dela. Em todas as vezes que peguei livros emprestados - e não foram poucas, li os quatro primeiros livros de Harry Potter em inglês com livros emprestados de amigos - cuidei de cada um como se fosse meu, ou pior ainda, porque sabia que não eram meus. E receber um livro assim, nesse estado, me deixou muito, muito triste. Não sei o que foi pior, ela ter deixado isso acontecer com meu livro, ou se foi a cara de pau de me devolve-lo nesse estado!


É claro que pedi um livro novo. Acho que quando acidentes assim acontecem precisamos saber que nem todo mundo é desleixado como a gente. E que cuidar das coisas dos outros é importantíssimo! Agora, nada de me chamar de chata, insuportável ou coisa do tipo. Tenho ciúmes sim, cada livro da minha estante tem uma história e simboliza algo pra mim. Então, acho que emprestar é sempre válido, não tem nada mais legal do que incentivar a leitura, coisa que admiro e curto tanto. Viciar meus amigos em histórias e livros me dá um prazer imenso, não quero parar de fazer. Até porque, o proprio blog é um exemplo disso, expressar minha opinião, fazer com que vocês se interessem ou não - dependendo da opinião e do gosto das pessoas - sobre aquela história. Só que, se não empresto mais os livros que tenho é porque essa não é a primeira, e algo me diz que não será a ultima que algo assim me acontece.

Bem, era isso. Foi meio que desabafo mas que expressa muito o que eu to sentindo agora. Isso já aconteceu com alguém aí? Tenho quase certeza que sim, contem como foi, e o que fizeram pra mudar isso?! Beijos,

C. Araújo

13 comentários:

Rotina Agridoce disse...

oi,
já passei por isso. Emprestei meu livro novinho do harry potter e depois ele voltou velho e com a capa volta, parecia pior que livro de biblioteca, estava todo detonado. Depois disso, nunca mais empresto. Falo "sinto muito, mas não empresto meus livros", e se quiser achar que sou egoista, pode achar, nem ligo mais.

adorei seu blog, muito lindo!
curti no facebook
estou te seguindo, segue o meu tambem
http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

@lostgirlygirl

bjos

Unknown disse...

Olá, uma maneira de poderem emprestar seus livros e ter um controle, além de poder "marcar" quem estragou seu livro é o www.tempresto.com.br. O site gerencia sua biblioteca pessoal e permite o empréstimo de livros entre amigos. Você diz o que quer ler que o site mesmo vai lhe dizer quando um amigo tem aquele livro.

Ats

Renato

Caue1507 disse...

noooossa, mto triste mesmo ver um livro nesse estado >.< eu tbm sou super cuidadoso com as minhas coisas e não gosto mto de emprestar justamente por medo disso acontecer, soh empresto pra amigos bem proximos q eu sei q vão cuidar bem D:

--
hangover at 16

Unknown disse...

Nossa véy eu não empresto meus livros com medo de acontecer isso, cuido tanto dos meus livro que nem gosto qe peçam emprestando


Quer ganhar marcadores para seus livros? Venha participar da promoção Marcadores.

http://meu-pequeno-livro.blogspot.com.br/2012/06/promocao-marcadores.html

Amantes da Leitura por Tífany Baesso disse...

Já passei pelo mesmo problema, não só o de ser chamada de chata, egoísta como também de estragarem meu livro. Comigo não chegou a esse extremo, mas a pessoa dobrou a capa do meu livro de cima a baixo em dois lugares...Fiquei com muita raiva, era o Lua Nova...Foi a primeira coleção de livros que ganhei...Então dá pra imaginar o cuidado que eu tenho...Agora, para emprestar livros só tendo certeza de que a pessoa tem a mesma paixão que eu e que cuida...mesmo assim fico com um pé atrás, sempre dando indiretas para saber do livro...
Muito triste o que aconteceu com o seu!

Unknown disse...

Oie...
Tudo bom?
Eu entendo BEM esse problema.... Também já passei por isso... O meu a pessoa comeu em cima do livro e deixou mostarda e outros molhos que sabe Deus quais foram cair em cima... ficou daquele jeito né? Só que não tive a sorte da pessoa comprar um outro.. segundo ela, foi um acidente, e acidentes acontecem com qualquer um... ¬¬

Adorei seu blog... Já estou seguindo...
Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

Lanny disse...

Nossa...Nossa...

Adorei o seu blog e, principalmente sua resenha. Ficou Show! Estarei sempre por aqui!

Beijos Beijos

Lanny
http://leituraeoutrostantos.blogspot.com

Débora Alves disse...

Graças a Deus isso não aconteceu comigo, porque eu só empresto para pessoas que eu REALMENTE sei que vão cuidar do livro. Fiquei triste por ter acontecido com você, ás vezes ele tem um valor sentimental muito grande, etc...

Ficaria honrada se visitasse o meu blog, se gostar poderia seguir? Obrigada!

Beijos
http://unicornsloveandwonderland.blogspot.com/

Tarcila Lima disse...

Velho estou abismada. Que estrago fizeram no seu livro.
Várias vezes sou chamada de egoista, mas já tive muito livro meu estragado pra ficar emprestando a qualquer um, fora os que nunca foram devolvidos.


Baiana Literal
tharcilalima.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Nossa... Eu teria socado o nariz da "amiga"!!
... simples assim!

Unknown disse...

Aconteceu comigo recentemente e era esse mesminho!!!!!

pior que não foi nem eu que emprestei!! Minha mãe que emprestou pra ex namorada do meu irmão!!!

Eu sempre digo pra todo mundo aqui em casa NÃO EMPRESTEM MEUS LIVROS PRA NINGUÉÉÉÉM mas ninguem me escuta!!

Fiz minha mãe me dar um novo já que a VACA [desculpa mas é o que ela é!!!] só devolveu depois que terminou o namoro com meu irmão e nunca mais aparaceu!!

Estante Nerd disse...

Por casos como esse que não empresto, nem sob ameaça, livros, quadrinhos ou filmes, porque se acontece um negócio desses acaba a amizade.

Unknown disse...

Muito bom seu site, estamos seguindo.
Não é só propaganda, mas encapando os livros, pelo menos os que são emprestados, com nosso plastico especial para encapar sem cola, o Plastcap, garante a integridade de seus livros

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...